CIPA – NR 5 – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
CIPA
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Conforme o item 5.34 da NR 5, o treinamento deverá ter carga horária de 20 horas, distribuídas em no máximo 8 horas por dia, e deverá ser realizado em horário de expediente.
SOLICITE UM ORÇAMENTO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO APLICADO
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
- Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção;
- Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
- Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
- Organização da CIPA;
- Objetivos da CIPA;
- Composição da CIPA;
- Atribuições e responsabilidades;
- Mapa de Riscos Ambientais;
- Noções básicas de Primeiros Socorros.